quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Barroco: Quem sou eu?

Olá, eu sou o barroco e sou conhecido pelo uso exagerado de figuras de linguagem principalmente hipérboles, metáforas e antíteses, além de fazer o jogo de idéias ou conceitos de conformidade com a técnica de argumentação, aliás eu nem fui projetado para ser literatura, naquela época diziam que eu era a decadência de um movimento chamado rococó.
Meus pais são: Gregório de Matos Guerra e Padre Antônio Vieira(eles fizeram minhas principais obras).
Além disso eu revelo a busca da novidade e da surpresa; o gosto pela dificuldade, vinculado com a idéia de que se nada é estável tudo deve ser decifrado, ou seja, minha literatura era um pouco complicada, pois como já citei acima eu tinha um certo gosto pela dificuldade.
O dualismo, presente em minhas obras, coloca em contraste a matéria e o espírito, o bem e o mal. Em minhas obras também era demonstrado a consciência da transitoriedade da vida (caperdiem - aproveitar ao máximo a vida).Como vocês já puderam perceber, eu demonstrava em minhas obras o gosto pela grandiosidade, através do uso de hipérboles.
Minhas frases interrogativas demonstram a incerteza e as dúvidas do homem.Meu conceptismo demonstra o reciocínio lógico,cultismo é o jogo de palavras, o que deixava meus textos ainda mais complicados. Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre mim.

Referências Bibliográficas:

Português, editora Ática, Maia; João Domingues, 2000.
Enciclopédia Microsoft Encarta.

2 comentários: